A Santa Casa da Misericórdia de S. Miguel de Refojos – Cabeceiras de Basto abraça desde 1877 algumas das mais nobres missões a que qualquer um de nós poderá entregar-se. Fê-lo, desde a primeira hora, com absoluto desprendimento no escrupuloso cumprimento das Obras de Misericórdia e não mais deixou de servir, apoiar e cuidar quem mais precisa. Mesmo sem se fazer anunciar, sempre tem estado na linha da frente quando se trata da prestação de apoio na doença, na solidão e na velhice a todos quantos necessitaram e/ou necessitam da sua ajuda, do seu amparo e do seu serviço.
Dir-se-á, porventura, que outra coisa não se esperaria de uma Instituição que se rege pelo cabal e altruísta cumprimento dos objetivos humanistas e solidários que constituem o seu código genético original. Contudo os nobilíssimos princípios e propósitos referidos em nada diminuem o grau de exigência das tarefas a desenvolver, assim como a imensa disponibilidade pedida às pessoas envolvidas. São, ainda, tarefas que exigem recursos, aliás, frequentemente, avultados recursos, humanos e materiais. Impõe-se, por isso, uma cuidada e rigorosa administração segundo critérios de máxima qualidade e eficácia suscetíveis de gerarem uma gestão de excelência. Apenas desta forma será possível garantir a sustentabilidade e os meios necessários para servir, apoiar e cuidar de todos quantos as respetivas debilidades assim o exigem.
Os órgãos sociais da Instituição, e eu própria em particular, temos absoluta noção da grandiosa tarefa que nos cabe executar, bem como da enorme responsabilidade que em nós está depositada. Não nos conformamos com a mera prestação dos serviços, a qualidade dos mesmos e a excelência dos apoios que a Misericórdia de Cabeceiras de Basto presta têm de ser inquestionáveis. O Lar Dr. Manuel Fraga, a Unidade de Cuidados Continuados Dr. Francisco Meireles, o Serviço de Apoio Domiciliário, a Academia de Cultura/Universidade Sénior, a Cozinha e a Lavandaria têm de continuar a ser referenciais de boas práticas em toda a região.
A Misericórdia tem vindo a incrementar a profissionalização do funcionamento dos serviços que presta e dispõe já de um considerável conjunto de recursos humanos jovens e altamente qualificados que de forma profícua e harmoniosa articulam e enriquecem os seus conhecimentos e práticas diárias com os mais experientes.
Somos uma Instituição aberta à sociedade local e regional que tem nos seus horizontes próximos a disponibilização de novos serviços no âmbito da rentabilização das novas cozinha e lavandaria e valências e a criação de novas valências em resposta a novas solicitações.
Esta página de internet, o sítio da Misericórdia no ciberespaço, pretende ser uma nova plataforma de comunicação através da qual possamos, de forma prática e acessível, dar conta das nossas atividades e partilhar com todos o carinho, a dedicação e o profissionalismo que colocamos em cada um dos serviços prestados.
Mais do que informar queremos envolver na nossa ação e na nossa missão o imenso público a que a partir de agora chegaremos em permanência.
Conto com a sua visita e as suas sugestões.
Provedora
Dra. Natália Correia